Beatstreet Records
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Beatstreet Records

forum de hip hop tuga, novidades, recortes, videos e muito conteudo actualizavel nesta nova aposta
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Valete] Hip-Hop is Dead

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
SkillMc

SkillMc


Mensagens : 95
Data de inscrição : 11/10/2007
Localização : Birmingham,Inglaterra

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeTer Out 16, 2007 8:51 pm

HipHop is Dead


Em 2006, Nas quase que criou um slogan com o título do seu álbum "HipHop is Dead", que colou na boca de muita gente e que retratava uma situação de perca de chama e brilho do rap americano. Nas justificava essa morte do HipHop, com o total desvirtuamento da cultura por parte da indústria musical até com a contribuição de muitos "hiphoppers", com a dramática queda de criatividade e qualidade lírica dos mc's americanos, que estavam mais preocupados em fazer valer a filosofia "hustler" de fazer dinheiro rápido e de qualquer forma, e com a formatação total dos álbuns e dos mc's que pareciam todos iguais e todos plásticos.

Reflecti sobre este assunto, e obviamente concordando com Nas em relação ao total empobrecimento e formatação do rap americano, eu acho que a principal razão é outra. O rap americano sempre foi muito pródigo em produzir personagens muito carismáticas para além de grandes rappers. O rap americano produzia grandes figuras.
Personagens extraordinárias que valiam muito mais pelo que representavam do que pelo que rimavam. "Carachters" diferentes das pessoas comuns, pela seu exotismo, pela sua força, e pelo seu misticismo.

Alguns exemplos:

2pac – o super thug revolucionário.
Eminem- o miúdo branco perturbado, produto dum lar disfuncional.
Onyx- Os psico-killers
Ol Dirty Bastard- o Alcoólatra
Prodigy. O street nigga
NWA- os Gang members
Public Enemy- Os Black Phanters
Redman- o Punk-thug
Ice T- O Don, O Pimp
Common- O humanista, o espiritualista
Fat Joe- O gambino latino.
Busta Rhymes- O excêntrico
DMX-O marginal religioso.
Dead Prez- Os activistas

Era isto que apaixonava as pessoas, imaginar a vida destes ídolos, acreditar piamente que eles eram o que rimavam. Estas personagens tinham tanta força e credibilidade que tudo combinava. A sonoridade, o flow, a atitude, a indumentária, o discurso tudo isso combinava Ninguém disse que era impensável quando saiu a notícia que 2Pac tinha disparado contra um polícia, ninguém se escandalizou quando Ol Dirty foi apanhado bêbado e drogado a roubar ténis numa loja, ninguém acharia impossível se saísse uma notícia a dizer que Sticky Fingaz tinha morto alguém, todos achavam normal quando viam Redman altamente pedrado em concertos, entrevistas ou mesmo no estúdio, ninguém se escandalizaria se os Dead Prez fossem presos por fazer parte dum grupo clandestino que estaria a conspirar contra o governo. Estas personagens eram altamente credíveis, provavelmente também porque em muitos casos eram realmente genuínas, e era muito por causa disso que tinham milhões de seguidores. Gente apaixonada pela mística que imanavam, pelo estilo de vida, pela atitude, pelo carisma.

"HipHop Is dead" porque os Estados Unidos, cada vez menos consegue criar esse tipo de personagens criativas e fascinantes, esse tipo de rappers que apaixonam. Hoje tudo é muito pouco credível, porque os rappers têm muito menos carisma, e porque entre a música, a pessoa que são e a atitude que mostram há muito pouca coerência. Por exemplo seria impensável os Onyx encherem um álbum com sons de amor e sons para o club. Exactamente porque não combinava com o "carachter" deles. Os álbuns que faziam serviam essencialmente para sidementar a personagem deles. Reproduziam toda a atmosfera e o estilo de vida que proclamavam, desde as músicas aos interlúdios. E hoje quando ouvimos os álbuns mainstream desses novos "street hustlers" vemos sempre os álbuns cheios com supostos "hit singles" que nada combinam com a personagem que eles querem "vender". Daqui também podemos depreender que o próprio trabalho dos A&R's e dos produtores executivos está a ser muito mal feito. Pela gula de querer vender rápido com sons fácies e formatados não conseguem ajudar a criar mc's com carisma e credibilidade, também por isso é que as carreiras dos rappers americanos são cada vez mais curtas. São artistas sem solidez, não encantam.

Toda esta reflexão que fiz é essencialmente uma tentativa de fazer uma análise sociológica sobre o afrouxamento do rap americano. Nem sequer quis vincar a minha posição pessoal sobre estes dados. A Indústria musical norte americana, com o know how e poder económico que tem pode facilmente forçar a criação desse tipo de personagens carismáticas e apresentá-las ao público com o máximo de credibilidade. Com bons castings, bons A&R's, managers e produtores executivos isso facilmente se consegue. Se não o estão a fazer é porque provavelmente ainda não diagnosticaram isto que explanei neste texto ou então porque simplesmente acham que não é rentável $ o suficiente. Ou então ainda porque pode ser realmente difícil criar algo novo. Disse isto porque não acho que a existência desses "carachters" seja necessariamente algo de positivo para o HipHOp. Creio ser indesmentível que a ausência deles fez com que rap esteje hoje a perder a chama nos estados Unidos, mas pode-se dizer que muito provavelmente algumas dessas personagens que para nós eram tão credíveis e genuínas podem também ter sido "fabricadas" pela indústria musical.

retirado do space
Ir para o topo Ir para baixo
SkillMc

SkillMc


Mensagens : 95
Data de inscrição : 11/10/2007
Localização : Birmingham,Inglaterra

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeTer Out 16, 2007 8:51 pm

Concordo...
Hoje em dia os rappers americanos tendem muito mais a querer ser fantasmas de si mesmos...tendem muito mais a quererem ser "discipulos" desses mesmos "revolutionary thug's" que o valete frisou.
Todos querem ser reconhecidos..nao pelo bem que fazem..mas pelo mal que retratam..
Actualmente veem-se muitos rappers e aqui nao falo so dos states mas sim a nivel mundial...a quererem ser o que nao podem ou nao devem ser.Fazem do Rap uma arma de palavras em que o objectivo a acabar com as palavras dos outros, seja atraves de beef's ou estrilhos insides do Rap.

Enfim..bom texto.

paz
Ir para o topo Ir para baixo
MCFélix

MCFélix


Mensagens : 129
Data de inscrição : 10/10/2007

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeTer Out 16, 2007 9:50 pm

Hj um rapper nos States pra ser conhecido precisa apenas de ser de Queens, ter o Dr. Dre a produzir pra ele e afirmar k levou uns tiros bla bla bla.......
Ir para o topo Ir para baixo
mang
Admin
mang


Mensagens : 186
Data de inscrição : 09/10/2007
Idade : 34
Localização : aveiro

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeTer Out 16, 2007 11:54 pm

axas man... tmb nao é assim.

falas isso pelo 50 cent. lol

tu nem uma parte dividida em milhares conheces dos americanos ke andam a fazer esse tipo de rap ke tu falas...


kuanto ao texto, ta td dito.
Ir para o topo Ir para baixo
https://beatstreet.forumeiros.com
MCFélix

MCFélix


Mensagens : 129
Data de inscrição : 10/10/2007

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeQua Out 17, 2007 12:21 am

O k kis dizer foi reforçar a ideia do Valete k conta mais o k passa cá pra fora pró publico... do k o seu talento.....
Ir para o topo Ir para baixo
killer




Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/06/2011

[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitimeDom Jun 05, 2011 10:56 pm

nem todos os rappers nos states sao assim de qualquer forma concordo com o que disses-te !
o rappers como 2pac eram cativantes nao so pelo que representavam mas tambem pelas suas personalidades o pac por exemplo era uma personagem unica um autentico filosofo versao thug!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Valete] Hip-Hop is Dead Empty
MensagemAssunto: Re: [Valete] Hip-Hop is Dead   [Valete] Hip-Hop is Dead Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Valete] Hip-Hop is Dead
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tamin by Valete
» valete com bomberjack (entrevista)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Beatstreet Records :: Conversas e sugestões-
Ir para: